Header Ads

Memories of Murder

Uma obra obrigatória pra quem aprecia uma estória bem conduzida e inesperada

O cinema asiático é hoje o grande barato para quem busca coisas novas no cinema. Tarantino que o diga com seu Kill Bill. Mas nem só de jóias como Tigre o Dragão e Herói vive o cinema da Ásia. Também há o burburinho do horror asiático, com o Chamado, o Grito e Dark Water. O cinema asiático começa a se mostrar e prova que veio pra ficar. Tudo o que já se viu do cinema asiático é muito bacana, divertido ou até assustador. Agora começa a chegar em solo ocidental as "pedradas” asiáticas. Aqueles filmes ao qual se assiste, e por anos ficam enterrados na cabeça. Parece uma cicatriz. O primeiro que tive oportunidade de sentir, foi Old Boy. Não me senti tão mal depois de um filme desde o Clube da Luta. Cinema não foi feito só para agradar, mas também para incomodar e nos fazer refletir. A mais recente cicatriz que tenho no âmago cinematográfico, vem da Ásia, e se chama Memories of Murder.
Basicamente um básico trilher policial, que se centra em uma série de estupros seguidos de assassinato que acontecem em uma cidade próxima a Seul, Coréia do Sul. Cuidadosamente elaborado, o filme pode parecer um Seven de olhos puxados. Ao decorrer do filme nota-se que a investigação feita pelos dois policiais, não está muito interessada em encontrar o assassino e sim um idiota qualquer em quem colocar a culpa dos crimes, para satisfazer o departamento de polícia e a imprensa. Ambientado no período ditatorial da Coreia do Sul, os policiais utilizam de tortura, espancando um dos suspeitos até que ele confesse os crimes. Mesmo com o caso praticamente resolvido, depois da impositiva confissão, os assassinatos prosseguem. As mortes vão demonstrando que seja um assassino serial.
Como os dois policiais não possuem talento algum para concluir o caso, um investigador de Seul vai a cidade para auxilia-los. Calado e metódico o investigador tentar parecer àquele policial sábio e calado que todo bom filme policial tem. Um clichê tão sem graça e batido, que na verdade transforma-se no mais brilhante aspecto deste filme. Com a chegada do investigador o clima entre os dois policiais e o novo parceiro não é bom. Do tipo: Pra que mandaram este investigador pra cá? Não precisamos de ajuda. Conseguimos resolver isso. A tensão e a vaidade dos personagens não os auxilia a solucionar o caso, e as mortes prosseguem. A direção acertada de Joon-ho Bong trabalha bem as peculiaridades do ego humano nos policiais. A cada falha deles, uma morte ocorre.
O filme tem tudo que um bom filme de suspense precisa ter. Cenas de perseguição, alguns enigmas e prende o espectador a estória. Claro, que o ritmo asiático é diferente do hollywoodiano. Um pouco mais lento no seu primeiro quarto de filme. Os asiáticos demoram um pouco a apresentar os personagens e o conceito do filme. Isso é comum em todos os filmes asiáticos. Ao final, o filme consegue mexer tanto com o espectador, que a estupefata cena final nos faz olhar para trás e dizer - Eu devia ter prestado mais atenção nesse filme - perdi algo. Memories of Murder é desde já uma obra obrigatória pra quem aprecia uma estória bem conduzida e inesperada. Rezar a Buda para que esse primor chegue ao menos as locadoras.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.