Header Ads

Old Boy

Ao final de Old Boy a gente sente aquele gosto de sangue coagulado na boca

Se houvesse o termo Cinema-Cabra-Macho, Old Boy pertenceria a esse gênero. Old Boy é um dos filmes mais sensacionais dos últimos anos. O efeito de Old Boy pode ser comparado com o de Clube da Luta. Sabe aquele gosto de sangue coagulado que ficou na boca após ver Clube da Luta, em Old Boy você sente o mesmo. Parece que não só o protagonista foi espancado, mas também você. Old Boy é um filme que incomoda e mexe com espectador, que vai lá nas entranhas do nosso caráter e nos cutuca.Old Boy é o segundo capítulo da trilogia da vingança do diretor Chan-wook-Park. Guardem esse nome.
Oh Dae-Su é um homem comum que vê sua vida toda modificada, após ser sequestrado por 15 anos sem saber por que. Tudo é muito estranho para Oh Dae-Su, e também ao espectador. Entender o começo do filme é verdadeiro exercício. Até os 15 primeiros minutos, o espectador não sabe nada tanto quanto o protagonista. Ficar perdido e zonzo é natural. Na cela onde Oh Dae-Su fica aprisionado, ele tem contato com o mundo exterior apenas por um aparelho de TV. É através da TV que Oh Dae-Su fica sabendo que, com o seu aparente sumiço da sociedade, ele se torna o principal suspeito pelo o assassinato de sua esposa. Enquanto esteve aprisionado alguém assassinou sua esposa. Imagine. Um dia você está ai lendo uma crítica no computador e noutro está em uma cela assistindo o funeral da sua esposa pela TV. Tudo é muito difícil de compreender em Old Boy. Os quinze anos de aprisionamento se passam e da mesma forma que entra, ele sai. Ele não sabe por que entrou e não sabe por que saiu.
Quinze anos fora do mundo, Oh Dae-Su está de volta. Em sua cabeça só uma coisa. “Preciso encontrar quem fez isso comigo e me vingar e vingar a morte da minha esposa”. O filme está pronto. Aperte os cintos e se prepare para esse fenomenal filme. Alguns exageros acontecem, mas o final estrondoso e inquietante, suprem qualquer erro cometido durante o longa. Old Boy foi ovacionado no festival de Cannes. O barulho foi tão grande que Hollywood já comprou os direitos e vai fazer um remake. Talvez por causa deste remake, não teremos a oportunidade de ver Old Boy no cinema. Tratando-se de filme-impacto, não é interessante que os ocidentais já conheçam o impacto por meio da versão original asiática. O jeito é ir para internet.
Old Boy e Memories of Muder são frutos da excelente fase do cinema coreano. Pra quem está cansado do mais do mesmo, Old Boy é a demonstração que ainda há muita gente com coragem no cinema.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.