Header Ads

Antes do Amanhecer


“Antes do Amanhecer”, filme escrito e dirigido por Richard Linklater, retrata uma noite na vida de dois jovens – uma francesa e um americano – que se conhecem numa viagem de trem pela Europa. Jesse convence Celine a passar com ele algumas horas em Viena até o horário do seu vôo de volta para os Estados Unidos. Juntos, eles visitam diversos locais dessa cidade enquanto conversam sobre os mais variados temas.

O filme obtém sucesso ao tentar criar uma atmosfera de viagem. Já de início, apresenta belas tomadas das paisagens européias e do trem no qual viajam os protagonistas. Isso se desenvolve na medida em que Jesse e Celine visitam tanto pontos turísticos quanto vielas e becos da cidade. Interessante perceber que não se restringem ao clichê da famosa roda gigante e das catedrais suntuosas, mas também passam por cemitérios, gramados, ruas e locais freqüentados pela juventude da região, como bares e boates. Viena aparece na tela com grande força e figura como peça importante do resultado final do filme, conferindo-lhe, além do clima de viagem, muito romantismo.

O roteiro de “Antes do Amanhecer” se destaca através dos longos diálogos proferidos pela dupla de personagens. Jesse e Celine começam o filme como estranhos dividindo o mesmo vagão de trem. Linklater passa com sutileza o momento em que o casal se entreolha, sendo possível perceber o surgimento do interesse que leva a uma aproximação. Começam a conversar e assim continuam por seguidas horas, até o momento da despedida. Discutem questões existenciais e polêmicas como morte, amor e feminismo, intercalando com momentos de reflexão pessoal, falando cada um do relacionamento entre seus pais e de sua infância. Passam também por temas menos densos, curiosidades e típicas idéias surgidas dos momentos de ócio. Jesse, ao falar de uma idéia para um programa de tv a cabo, parece ter antecipado um conceito de show televisivo sem ter ciência da onda de reality shows que teria invadido o mundo depois de 1995, ano de realização do filme.

O casal Jesse e Celine se conhece – e se apaixona - por meio de suas idéias, opiniões e visões de mundo. Não se trata de um filme de ações ou acontecimentos, mas de diálogos e isso o torna extremamente rico e profundo. Por outro lado, é possível perceber como os jovens fazem racionalizações acerca de tudo e evitam falar da relação que ali surge. Falam cada um de si, de suas percepções, mas raramente de um “nós” e, quando isso ocorre, é marcado por um grande constrangimento. Sentem-se à vontade para emitir suas polêmicas opiniões, mas temem expressar seus sentimentos diante do outro e a vontade de um novo encontro. Linklater mostra, assim, a fragilidade e a insegurança do casal.

A construção dos personagens é bastante elaborada, contando com a ajuda das ótimas atuações de Ethan Hawke e Julie Delpy. Entretanto, apesar de o filme apontar a visão estereotipada que se tem de americanos e europeus, “Antes do Amanhecer”, mesmo criando figuras aprofundadas e humanas, acaba, de certa forma, caindo nesses mesmos rótulos e repetindo visões de cunho preconceituoso. Celine é a francesa serena, intelectual, feminista e ligeiramente neurótica. Jesse é o americano pragmático, cético, de atitudes estúpidas. Essas características estereotipadas são percebidas ao longo do filme, como no momento em que o rapaz diz que o poeta de rua na verdade não improvisou, mas reutilizou uma poesia já escrita ou quando critica as previsões da vidente, estragando o momento místico de Celine. Em outra ocasião, Celine reclama do fato de Jesse, ao contrário dela, não falar nenhuma língua estrangeira. De qualquer forma, eles não se restringem aos estereótipos e demonstram qualidades e idéias criativas que os transcendem.

“Antes do Amanhecer” retrata uma noite inesquecível na vida de dois jovens. É memorável por diversos motivos que vão dos afinados diálogos às figuras exóticas que perpassam a trama - Jesse e Celine, aliás, sustentam todo artista local que cruza seu caminho -, mas principalmente pela paixão, a questão afetiva que envolve os personagens.

Antes do Amanhecer (1995)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Julie Delpy e Ethan Hawke

Mariana Souto - souto_mariana@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Que lindo, Mari!^^ Você viu o "Before the sunset"? É muito bacana!! Amei!! :)

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito da sequência do filme... Ainda mais por ter sido feita depois de tantos anos, mostrando o rumo que as vidas de Jesse e Celine levaram. Belo filme!

    ResponderExcluir
  3. Também amei os 2 filmes Mariana e, pra variar, adorei sua crítica.
    Sugestão: faça uma crítica da sequência (Antes do Pôr do Sol).

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Marcos! Fico feliz. Sugestão anotada! Logo estarei de férias e poderei aumentar a publicação de críticas.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Mariana, estou no aguardo, viu? (hahahaha).
    Brincadeira, sei que vivemos num corre corre danado!
    Só queria ler sua opinião pois gosto muito de suas críticas.
    Valeu!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.