Header Ads

Um Amor para Recordar

Finalmente um filme ruim neste blog

Ultimamente tenho realizado bons comentários sobre ótimos filmes. Acho que um bom filme acaba nos envolvendo a escrever algo no mesmo patamar. Mas, como a vida não é dotada só de maravilhas e o cinema também, vamos falar mal de algo. O filme em questão é Um Amor para Recordar. Após um dia cansativo de estudos vou para a casa da namora assistir a um filme. Ela escolheu na locadora e veio toda contente me mostrar. Vamos conferir. Ao fim da jornada eu não parava de rir, ao ver literalmente uma novela mexicana nos moldes cinematográficos.
A trama é simplista. O garoto popular da escola se envolve com a garota CDF, que usa o mesmo suéter há uns 10 anos e canta no coral da igreja. Gradativamente ele vai se apaixonando, contrariando seus valores e o grupo de amigos em que se identifica. Quando finalmente ele vence os conflitos dentro de si e entrega-se a paixão, descobre que a amada possui uma doença incurável e ela morre. The end. Já vi uns 20 filmes assim, mas nem por isso uma estória não possa ser recontada com um novo frescor. Minha esperança se afunda em um roteiro previsível e atuações fracas. A piada recorrente e cansativa que os amigos fazem sobre o suéter verde só não é mais engraçada com a previsibilidade do protagonista dar um outro suéter para a amada. Claro que a cor do novo suéter é rosa, como era previsto.
Respeito a opção melodramática que o filme adota, que até funciona. Ao menos todas as mulheres da república onde minha namorada mora choraram arduamente com o final previsível. O pior é querer fundir melodrama e poesia. “O amor é como o vento, não se pode ver, mas se pode sentir”. Essa é a principal frase do relacionamento entre os protagonistas.
Mas pode ser pior. Como diz o velho ditado, não há nada tão ruim que não possa ser piorado. A linda ex-sereia Daryl Hannah, que recentemente fez Kill Bill, está horrenda no papel de mãe do protagonista. Péssima atuação além do mau gosto da produção com as perucas da personagem. Outro nome que aparece é de Peter Coyote, como pai do protagonista. Totalmente sem sal. Fica notório que não citei o nome dos dois atores que protagonizaram este filme. Respeito é claro. Para se chegar ao sucesso em Hollywood, os atores se submetem a coisas horrendas. Não quero queimá-los, Mandy Moore e Shane West. Ops, escapuliu.
Escrever sobre esse filme foi algo importante para perceber o abismo que é o gosto das pessoas. Esse filme é venerado, como se pode ver nas críticas dos leitores nos sites Cineminha e Adoro Cinema. Nem sempre o cinema bem realizado agrada ao público. Este que é fraco, nos aspectos cinematográficos, cai no gosto das pessoas por causa do formato novelesco, que no Brasil funciona há várias décadas.
Fica difícil creditar algo a um filme onde o que deveria ser o ápice dramático, a morte da garota, faz-se um “fade in” em branco com o off: “E assim ela morreu”. Destrói qualquer impacto que por ventura o filme tentou criar para aquele momento. Convenhamos que um filme que se chama Um Amor para Recordar, já deixa demasiadamente explicito que um dos dois protagonista deve morrer ou se distanciar para sempre. Pois se é pra recordar, deve ser recordar de algo que já se foi. É cinema mastigado, pronto pra engolir. Troféu Ed Wood do Ano.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

10 comentários:

  1. como vc tem coragem de falar uma coisa dessas vc ñ tem sentimemto ñ tem coraçao esse filme é a coisa mais pura e sincera q eu ja vi ele mudou aminha vida de todas as formas vc ñ sabe o q eu tive q faser para poder comprar o dvd o cd e montar a pasta q eu tenho fiz muito sacrificil mais sei q valeu a pena e em falar em pena eu tenho pena da sua namorada mais principalmente de vc q ñ tem alma ñ tem coraçao se eu pudesse eu daria um chute em vc nesse momento!!!q um dia vc se arrependa de tudo o q vc falou pq se vc ñ tem sonhos e nem esperança tem gente q tem!!!!

    ResponderExcluir
  2. como vc pode falar assim desse filme vc ñ tem sentimentos vc ñ tem coraçao?esse filme é a coisa mais pura e sincera q ja vi na minha vida se vc ñ tem sonhos ou esperansa tudo bem mais existe outras pessoas q tem eu tenho pena da sua namorada mais principalmente de vc mais eu sei o q vc queria ver os homens sao tudo igual,vc ñ sabe os sacrificios q eu fiz para poder comprar o dvd o cd e montar uma pasta foi dificil d+ mais consegui corri atras do meu sonho pq por esse filme vale qualquer coisa ele tem uma grande liçao de vida da qual eu acho q vc nunca vai esperementar o amor.......

    ResponderExcluir
  3. Sr. Anônimo,

    Tenho sentimentos sim, como todos humanos. Mas reconheço que devo ter menos que alguns, mas mais que outros. O filme possui uma lição interessante de resignação e mudança humana. O amor realmetne muda as pessoas, renova a esperança e mesmo acalenta a dor. Só acho que que como realizaçào cinematográfica ele é fraco e não é melhor do que qualquer novela mexicana ou global que assistimos.
    Respeito sua sensibilidade a esse filme e agradeço por discordar. Questionei aspectos da realização e abordagem do tema. Pablo Vilaça, crítico do site Cinema em Cena me disse uma frase que vale agora: O filme que você está assistindo é ele somado a todos os outros que você já assistiu. Já assisti muitos filmes com a mesma fórmula, melhores realizados, e assim acabei "detonando" Um amor para recordar.
    Cito-lhe um filme dos anos 80 - Namorada de Aluguel - Nao é explendido mas acerta em cheio onde Um amor para recordar falha.
    Abraços,

    Gilvan

    ResponderExcluir
  4. O teu comentário q é um fracasso... e não o filme, seu mal-amado!!!

    ResponderExcluir
  5. Foi o filme mais lindo de romance q assisti ate hj...
    principalmente quando ele fala pro pai dela q naum ia abandona-la...
    lindo mesmo

    ResponderExcluir
  6. CONCORDO QUE VOCÊ TENHA SEU PONTO DE VISTA TODOS TENHOS NOSSAS OPNIÕES,MAS TENHO QUE DESCODAR DE VOCÊ O FILME UM AMOR PARA RECORDAR É INCRÍVEL, UM AMOR PURO, VERDADEIRO,INOCENTE, QUE NOS DIAS DE HOJE NÂO SE ENCONTRAR,VOCÊ NÃO DEVE SER DO TIPO DE CARA ROMÂNTICO,E SIM MACHISTA ALGUNS HOMENS QUE NÂO ADMITE,NÃO CHORAR, NÂO SENTI NADA, NÃO GOSTA DE NADA,QUE SER SEMPRE SUPERIOR E NUNCA ADMITE Q POSSA AO MENOS CHORAR,SORRIR, GOSTAR DE UM FILME COMO UM AMOR PARA RECORDAR.
    NÃO SEM SE DEVE DAR PARABÉNS A SUA NAMORADA,AMIGOS E FAMILIARES OU SE DEVO DAR UM CONSELHO A VOCÊ NÃO SE APEGE AOS COISAS SUPERFICIAIS, NÃO ANALISE ESSE COMO MAIS UM E SIM UM UNICO PORQUE IGUAL A ELE NÂO EXISTE, OS PROTAGONISTAS FAZEM UM PAPEL MARAVILHOSO,REAL,OLHE ALÉM DO FILME E VAI ENTENDE COMO VOCÊ MESMO DISSE O PQ DO FILME SER VENERADO,SOBRE A FRASE Q VOCÊ FEZ CRITICAS NÃO FALE NADA DELA ENTENDEU " O AMOR E COMO O VENTO, NÃO SE PODE VER, MAS SE PODE SENTI". PENSE UM POUCO NA SUA VIDA E COMO VOCÊ LEVA ELA...
    TENHA MAIS UM POUCO DE CORAÇÃO,PORQUE O FILME TRATAR DE VALORES Q O SER HUMANO AS VEZES NÃO TENHA.....FICAR MINHA OPNIÃO A RESEITO DE SUA CRÍTICAS.

    ResponderExcluir
  7. Fico grato pelo comentário, afinal ele deve existir, positivamente ou negativamente. O filme é bem fraco, mas se você gostou, opa bacana. Tem um monte de filmes clássicos, super venerados, que não gosto.

    Vou dar algumas dicas de filmes românticos que eu até chorei - WALL-E. Um desenho que conta a estória de amor entre dois robôs possui um enredo e um força maior que o de Um Amor para Recordar. Eu não sou mal amado ou ranzinza, fiz apenas uma análise crítica. Esses filmes são uma idealização amorosa, algo que foge à realidade. Cabe o cinema fazer isso, nutrir os sonhos impossíveis dos espectadores. Que bom que goste do filme, eu ainda continuo não gostando, contudo, só por não gostar, isso não faz de mim uma pessoa ruim.

    ResponderExcluir
  8. NÃO DISSE Q VC É RANZINZA,CONCORDO COM VC SEMPRE DEVE EXISTIR CRITICAS SENDO ELAS POSITIVAS OU NEGATIVAS,PQ O Q FAZ ALGO SE BOM É ISSO CRITICAS,RECONHECIMENTO,PROVA Q ALGUEM TEM ALGO A DIZER SENDO BOM OU RUIM,VOU ACEITAR SUA DICA E ASSISTIR O FILME WALL~E,CADA UM TEM SUA OPNIÃO ÑÃO É MSM, E Q PENA NÃO GOSTA DO FILME UM AMOR PARA RECORDAR,MAS PARABÉNS PELA SUA CRÍTICAS.

    ResponderExcluir
  9. olha gente a pessoa que colocou la em cima que esse filme é ruim ñ tem um pingo de moralidade e compaixão,conserteza de amor ela nao deve faser ideia mas quando ela(e) se apaixonar amar de verdade ai ela vai ver' que estava completamente enganada!eu amei o filme é perfeito parabens para os atores...

    ResponderExcluir
  10. Qual o nome Dela da atris ?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.