Header Ads

Expectativas de fim de ano

Vem chegando o fim da temporada e com ele os lançamentos que ambicionam uma vaga na corrida ao Oscar. Independente da estatueta dourada, o CineSequencia lista o que de mais interessante vai chegar às telas para você ficar atento. Bons filmes.

As Torre Gêmeas (World Trade Center)
Direção: Oliver Stone
Elenco: Nicolas Cage, Michael Pena, Maggie Gyllenhaal, Maria Bello.

Drama do fatídico atentado de 11 de setembro sob a perspectiva de dois policias que estiveram nas torres. Embora suspeita-se que o longa seja um dramalhão excessivamente patriótico, a recepção da crítica foi positiva. Há quem diga que Stone aprendeu a dosar a mão, ao menos desta vez.
Prós: A ótima fase de Nicolas Cage pode contribuir para o filme.
Contra: Stone não era o diretor apropriado para um filme tão recente sobre os ataques.
Previsão: 29/09/2006

Dália Negra (The Black Dahlia)
Direção: Brian De Palma
Elenco: Josh Hartnett, Aaron Eckhart, Scarlett Johansson, Hilary Swank.

O assassinato brutal de uma bela e jovem aspirante à atriz deixa dois policiais obcecados pelo crime. Brian De Palma flerta novamente com o gênero noir, mas, desta vez, parece ter acertado em cheio. O filme está sendo muito bem recebido pela crítica e já se fala em Oscar.
Prós: O trailer impecável e o alto nível do elenco feminino.
Contra: O receio que De Palma fique somente no “feijão com arroz” do gênero noir. Realiza um bom filme, mas sem nada de novo.
Previsão: 06/10/2006

Pequena Miss Sunshine ("Little Miss Sunshine")
Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris
Elenco: Greg Kinnear, Steve Carell, Toni Collette, Alan Arkin.

Honestamente, sei pouco sobre o filme, mas o cartaz sensacional, todo amarelo e com uma Kombi da mesma cor, chamou-me a atenção. Conferi a recepção do longa nos festivais em que foi exibido e foi muito bem aceito. Parece-me mais um seguidor do ótimo cinema independente de Wes Anderson.
Prós: O elenco tem ótimos atores.
Contra: Ser cult demais e, assim, ser mal distribuído.
Previsão: 20/10/2006


Volver ("Volver")
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura.

O cinema de Pedro Almodóvar é bem peculiar. Há os que amam e os que odeiam. Hoje, qualquer filme realizado por ele tem um número mínimo de espectadores (fãs). Volver tem sido bem aceito e fez algum barulho no festival de Cannes. Dizem não ser o seu melhor filme, mas fica entre os cinco melhores.
Prós: A volta de Penélope Cruz ao cinema que fez jus ao seu talento.
Contra: Só se você não gostar de Almodóvar.
Previsão: 10/11/2006

Os Infiltrados (The Departed)
Direção:Martin Scorsese
Elenco: Alec Baldwin, Amanda Lynch, Anthony Anderson, Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Matt Damon, Ray Winstone, Vera Farmiga.

Dois homens de lados opostos da lei estão disfarçados, um no departamento de polícia da cidade de Boston e o outro na máfia irlandesa. Para mim, o filme mais aguardado do ano. Apesar dos escorregões dos últimos filmes de Scorsese, O Aviador e Gangues de Nova York, o diretor é uma das figuras mais competentes do cinema mundial. O filme é uma adaptação/refilmagem do excelente thrilher policial Conflitos Internos.
Prós: Uma dobradinha interessante de Jack Nicholson e Scorsese
Contra: As comparações com o excelente filme original.
Previsão: 10/11/2006


Fonte da Vida (The Fountain)
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Hugh Jackman e Rachel Weisz.

O esperado terceiro longa da carreira de Aronofsky (Pi, Réquiem para um Sonho) gerou muito barulho durante a produção. Pouco se sabia sobre a trama e quando, no lançamento do trailer, alguns mais apressados já enxergavam um possível Matrix, mas ainda mais filosófico. A crítica diz ser um bom filme, mas não faz jus ao barulho.
Prós: Aronofsky é um diretor novo e tem idéias ousadas.
Contra: Como o filme é muito filosófico, corre o risco de ser mal distribuído no Brasil, se não tiver uma boa arrecadação lá fora.
Previsão: 24/11/2006


A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers)
Direção:Clint Eastwood
Elenco: Patrick Dollaghan, Jon Kellam, Andri Sigurðsson, Michael Ahl, Joey Allen, Allison Appleby, James E. Ash, Grace Baine, Ryan Phillippe, Jesse Bradford e Adam Beach.

Eastwood retrata a sangrenta batalha pela tomada da ilha de Iwo Jima, no Pacífico, no final da Segunda Guerra Mundial. Creio que seja o filme mais esperado do ano pela crítica, pois reúne novamente a direção de Eastwood e o roteiro de Paul Haggis, ganhador do Oscar de melhor roteiro e filme por Crash-No Limite.
Prós: A dobradinha Eastwood e Haggis (vírgula) que realizaram juntos Menina de Ouro.
Contra: Mais um filme sobre a Segunda Guerra que corre o risco de cair em lugar comum.
Previsão: 01/12/2006

Maria Antonieta (Marie-Antoinette)
Direção:Sofia Coppola
Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Steve Coogan, Molly Shannon, Rip Torn.

O longa foi enxovalhado em Cannes por causa da ousadia de Sofia Coppola em dar um tom moderno a um filme de época. Passada a tempestade, agora já se percebe algumas críticas mais sensatas sobre as intenções da diretora no filme.
Prós: É uma promissora diretora e merece ser conferida.
Contra: Pode parecer cult demais para o grande público e ser um fracasso.
Previsão:12/01/2007


Babel
Direção: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Cate Blanchett, Brad Pitt, Gael García Bernal, Jamie McBride, Kôji Yakusho, Lynsey Beauchamp, Paul Terrell Clayton, Fernandez Mattos Dulce, Nathan Gamble, Adriana Barraza, Mohammed Bennani, Clifton Collins Jr., Elle Fanning.

Iñárritu (21 Gramas, Amores Brutos) cria uma colcha de retalhos dramática entrelaçando personagens de quatro países diferentes (Marrocos, Estados Unidos, México e Japão) e quatro línguas distintas. Referindo-se à Torre de Babel, o diretor que ganhou o prêmio de melhor direção em Cannes pelo filme, demonstra claramente o impacto da globalização dentro da vida social e transporta também para a realização cinematográfica.
Prós: A ousadia de unir diferentes idiomas e o elenco de primeira.
Contra: Críticos alegam um certo excesso dramático.
Previsão: 19/01/2007


Sem tradução ainda - (The Good Shepherd)
Direção: Robert De Niro
Elenco: Elenco: Matt Damon, Robert De Niro, Angelina Jolie, Joe Pesci, William Hurt, Alec Baldwin, Michael Gambon, Billy Crudup, John Turturro.

Os 40 anos da história da CIA são narrados a partir do ponto de vista de um espião da agência. Pelo tema em si já vale a pena conferir, mas após verificar o elenco, percebe-se que pode estar vindo por fora, como cavalo paraguaio, o melhor filme da temporada.
Prós: O elenco sensacional e oscarizado.
Contra: A pouca experiência de De Niro atrás das câmeras.
Previsão: 09/02/2007


O Homem Duplo – (A Scanner Darkly)
Direção: Richard Linkater
Elenco: Casey Chapman, Dameon Clarke, Jack Cruz, Keanu Reeves, Melody Chase, Mitch Baker, Robert Downey Jr., Rory Cochrane, Winona Ryder, Woody Harrelson.

Numa América dominada pelas drogas, um policial viciado tenta, sem sucesso, capturar um traficante. Linklater (Antes do Pôr-do-Sol) é sem dúvida um dos mais promissores diretores da nova geração. Mesmo com anos de estrada, só recentemente seu trabalho tem recebido a devida atenção. O filme é um misto de ficção live-action (cenas reais) e animação, com pitadas de psicologia e dupla personalidade.
Prós: Experiência neste tipo de cinema. A primeira filme foi Walking Life.
Contra: Grande parte do público e também da crítica possuem um certo bloqueio com relação à junção live action e animação.
Sem Previsão

A Grande Ilusão - (All the King's Men)
Direção: Steven Zaillian
Elenco: Anthony Hopkins, James Gandolfini, Jude Law, Kate Winslet, Kathy Baker, Mark Ruffalo, Patricia Clarkson, Sean Penn.

Refilmagem do clássico homônimo vencedor do Oscar. Willie Stark é um homem humilde que decide se candidatar para lutar contra as injustiças dos políticos corruptos. Após ser eleito, acaba se tornando uma pessoa pior do que aqueles que tanto criticava.
Prós: O estupendo elenco e a carapuça que cai como uma luva no Brasil.
Contra: A inevitável comparação com o original.
Sem Previsão


Sem tradução definida - The Science of Sleep
Direção: Michel Gondry
Elenco: Gael García Bernal, Charlotte Gainsbourg.

Após o estonteante Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Michel Gondry volta a explorar a imensidão da mente humana. O filme é uma fantasia romântica centrada no cérebro de um jovem excêntrico cujos sonhos invadem a sua vida. O longa tem recebido boas críticas.
Prós: Gondry é um cineasta que experimenta muito e tem uma extensa bagagem de realização de clips e comerciais.
Contra: Veremos como ele se sai sem um roteiro de Charlie Kaufman (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).
Sem Previsão


Sem tradução definida - Breaking and Entering
Direção: Anthony Minghella
Elenco: Romi Aboulafia, Kwesi Asiedu-Mansah, Helen Baker, Mark Benton, Juliette Binoche, Daon Broni, Emma Buckley, Anna Chancellor.

Arquiteto londrino começa a reavaliar sua postura diante da vida quando surge em seu escritório um jovem e esperto ladrão muçulmano. Embora a premissa seja simples, Minguella (Paciente Inglês, O Talentoso Ripley) é um diretor respeitável e quase sempre tira poesia da simplicidade.
Prós: O status da direção de Minghella
Contra: O elenco sem estrelas pode ofuscar uma melhor visibilidade para o longa.
Previsão: 26/01/2007


Hollywoodland (Hollywoodland)
Direção: Allen Coulter
Elenco: Adrien Brody, Diane Lane, Ben Affleck, Bob Hoskins, Robin Tunney, Joe Spano.

O filme detalha a investigação sobre a morte de George Reeves, o primeiro Superman da telas (1914-1959). Obras como esta são interessantes para se saber o que acontecia, e acontece, nos bastidores de Hollywood. Curioso é que Ben Affleck foi premiado no festival de Veneza por sua atuação como George Reeves. Será que ele se tornará um bom ator? Pago pra ver.
Prós: A premissa é interessante, pois poucos devem saber sobre este caso, ou mesmo sobre George Reeves.
Contra: Ben Aflleck e Ben Affleck.
Previsão: 02/02/2007

O Ilusionista (The Illusionist)
Direção: Neil Burger
Elenco: Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell.

Habilidoso mago de Viena se apaixona por uma princesa e usa seus poderes para roubá-la do noivo. Convenhamos que a idéia não é das mais originais, mas a dupla Norton e Giamatti já vale o preço do ingresso. Curioso é que em breve será lançado outro filme sobre mágicos, The Prestige, de Christopher Nolan (Amnésia, Batman Begins)
Prós: A união de dois dos melhores atores da nova geração de Hollywood.
Contra: A crítica americana questionou muito o final do longa.
Sem Previsão

Balconista 2 (Clerks 2)
Direção: Kevin Smith
Elenco: Jeff Anderson, Brian O'Halloran, Jason Mewes, Kevin Smith, Rosario Dawson, Trevor Fehrman.

A esperada continuação do melhor filme de Kevin Smith. Dizem que são as mesmas bobagens deliciosamente engraçadas do primeiro - para os fãs de Smith.
Prós: Kevin Smith é o nerd mais bacana da indústria cinematográfica.
Contra: Críticas salientam a pouca evolução cinematográfica de Smith do primeiro filme até esta continuação.
Sem Previsão

4 comentários:

  1. Excelente idéia aglutinar em poucas linhas e um único post o que está para acontecer no cinema. Poderíamos encontrar tudo isso se procurássemos em outros sítios, mas não em um único texto, assim facilita as coisas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse meus amigos puxa sacos. RISOS. Eu gosto de investigar os filmes que vão aparecer, e meus amigos sepre me perguntam quais são os bons filmes que vem por aí. Fiz uma listagem simples dos diretores e astros mais renomados. Sempre há alguns filmes que aparecem do nada e recebem boas críticas, caso de Capote, na temporada passada.
    Agora é ficar ligado. Essa semana ja têm Dália Negra.
    Abraço
    Gil

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o resumão dos filmes que podemos aguardar com o mínimo de ansiedade. De todos citados só "Maria Antonieta" ão me empolga. Não por Sofía; por Kirsten.

    ResponderExcluir
  4. "Pequena Miss Sunshine" é lindo e lírico. tem um estilo de comédia realmente parecido com o de Wes Anderson. Recomendo!
    Li hoje que "Maria Antonieta" não será lançado nos cinemas no Brasil, vai direto para as locadoras... =/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.