Header Ads

Volver

O espanhol Pedro Almodóvar é, sem dúvida, um dos maiores diretores de cinema da atualidade e que tem uma contribuição significativa para a arte cinematográfica contemporânea. No futuro, teóricos discutirãoa estética Almodóvar ou as cores de Almodóvar. Volver, sua mais nova obra [prima] chega aos cinemas e comprova o talento do espanhol. Traz o que há de melhor na obra do diretor – beleza, sensibilidade, humor, Carmem Maura, Penélope Cruz e vermelho, muito vermelho.

A princípio o longa começa como mais um filme de Almodóvar. Diálogos rápidos, cenas cômicas e aquele ar espanhol peculiar. O roteiro vai apresentando com calma as personagens centrais, os entrelaçamentos da trama até parar abruptamente em um ponto de conflito. Raimunda (Penélope Cruz) se vê diante de um problema[não conto a trama] e precisa agir rápido. Os anos de experiência no oíiciocinematográfico de Almodóvar permite que o diretor transite com elegância entre o drama, o humor e o suspense. Perceba a trilha sonora, bem hitchcockiana, de Alberto Iglesias quando Raimunda está diante do problema.

O roteiro se desenrola e nos apresenta uma teia de maravilhosas revelações. Claro, que boa parte delas pode ser antecipada pelos cinéfilos mais atentos. Porém, assim mesmo, ainda inebriados com a beleza do filme, dizemos: eu não acredito.

O fator inebriante que vos digo vai da estupenda fotografia de José Luis Alcaine, que explora o vermelho de uma maneira nunca vista na obra de Almodóvar até as primorosas atuações de Penélope e Carmem Maura. Penélope Cruz faz a melhor atuação de sua carreira e merece uma indicação ao Oscar. Pode-se alegar certo exagero na atuação, mas que se adapta pontualmente ao perfil da personagem. Carmem Maura, como a avó Irene, desempenha com sutileza seu papel e nos arrebata com sua postura na seqüência final do longa.

Volver é mais um excepcional exemplar de como estórias simples podem se transformar em excelentes filmes. Mesmo que os politicamente corretos discutam as ações das personagens, há de se verificar a humanidade que há na película. Em um mundo tão estranho, não nos espantamos mais com as ações estranhas que mesmo nós podemos realizar. O único problema do filme é a dúvida que Almodóvar nos deixa – quem é melhor, Tudo Sobre Minha Mãe ou Volver? Isso vai render infindáveis discussões.



Volver (2006)
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz,Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo,Yohana Cobo, Chus Lampreave, Antonio de la Torre, Carlos Blanco, Maria Isabel Diaz, Neus Sanz, Carlos Garcia Cambero, Leandro Rivera.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

2 comentários:

  1. As situações dramáticas são tratadas com muita naturalidade, e isso não nos espanta. Como você disse, podemos fazer qq uma dessas ações. A cena de Penelope cantando foi maravilhosa (mas ela estava dublando, não estava?)

    ResponderExcluir
  2. Um filme lindíssimo, pena que meio esquecido pelo público geral. Espero qeu faça melhor sucesso em DVD.

    A Penélope está dublando ela mesma, mas de fato, está dublando. Ela não é cantora, vamos dar um desconto.

    Continue visitando o Cinesequencia.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.