Header Ads

Família Rodante

Uma de minhas práticas como cinéfilo é vasculhar a obra de um determinado diretor, ator ou roteirista, quando sou instigado por alguma de suas obras. Após assistir Abutres e Elefante Branco fiquei muito interessado no cinema realizado pelo diretor argentino Pablo Trapero. Recorri ao IMDB e comecei a vasculhar suas obras anteriores. Família Rodante é um clássico road-movie que acompanha a saga tragicômica de uma família com destino a um casamento no interior da Argentina. O que poderia render apenas um apanhado de boas situações cômicas, acaba propiciando reflexões interessantes sobre a família moderna e uma irônica visão sobre o casamento.

Junte o maridão que faz tudo, o adolescente na puberdade, a criança sem maldade que faz arte, o cunhado folgado, a filha rebelde que acaba de ter um bebê, a avó que não para de falar e a esposa nervosa  que tende ao adultério. Coloque tudo isso na estrada dentro de um furgão maltrapilho que, certamente, vai deixá-los na mão. A panela de pressão está sempre querendo estourar, mas há algo no molho chamado família, que de alguma forma, não deixa tudo desandar. Em um misto de riso e tristeza, Família Rodante chega a ser deliciosamente surpreendente. Perceba, ao fim, que toda aquela jornada para ir celebrar o casamento de um parente distante, acaba denunciando quão falido está o casamento daquela família. É para ver, refletir e dar uma boa olhada para o nosso seio familiar. O pior é que, todas as loucuras relatadas no filme, também acontecem na minha e na sua família. O mais curioso é que, ainda assim, nós conseguimos seguir juntos. Afinal, brigas sempre vão ter.

Família Rodante talvez não seja um dos melhores filmes de Trapero, mas mostra que o diretor é muito feliz na escolha de seus temas. Um bom filme tem que ser, necessariamente, agradável de ver e tentar transformar o espectador em algo melhor do que ele era antes de tê-lo visto. Nisso, Família Rodante atende plenamente.



Família Rodante (Familia rodante - 2004)
Direção: Pablo Trapero
http://www.imdb.com/title/tt0359254/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.