Header Ads

A Entidade

Talvez uma das experiências mais fascinantes promovidas pela arte cinematográfica está relacionada ao medo que um filme de horror nos causa. Assistir um bom filme de horror no cinema, com direito a sustos de tirar o fôlego e alguns gritos dentro da sala, é algo maravilhoso. A Entidade, novo longa do diretor Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose), entrega de forma bem feita aquilo que o espectador busca ao comprar um ingresso para um longa de horror - ele deseja algo assustador. Convenhamos, a produção tem alguns deslizes, mas em sua maior parte, ela deixa as mãos suadas e que muitas vezes vão ao rosto tapando os olhos - Aí, num quero nem ver. Essa é a melhor frase que um filme de horror pode receber.

Ancorado no talento de Ethan Hawke, como Ellison Oswalt, a trama de A Entidade é muito bem construída, encaixando cada peça do roteiro alinhada à sequências assustadoras. Cada descoberta do escritor/investigador, interpretado por Hawke, vai sufocando e amedrontando o espectador. Nota para cena do computador, quando algo se mexe na tela, que apenas o espectador vê, mas que o escritor (Hawke) não percebe. Nesse momento, o braço da poltrona do cinema é estrangulado, tamanho o pavor do espectador.

Contudo, o terceiro ato do filme se perde, após Oswalt se mudar da casa com sua família. A trama que estava totalmente concentrada no escritor, agora precisa explorar os membros da família para realizar sua conclusão. Ué, se o conceito do filme é a destruição da família, a mesma deveria ser explorada de forma mais uniforme ao longo do roteiro e não na correira do último ato. A Entidade, que seguia em um ritmo surpreendente, no fim soa facilmente previsível.  Basta olhar para o cartaz que o espectador vai sacar quem deve-se temer. Gosto muito do conceito BoogieMan construído, mas faltou temperar melhor a presença das crianças durante todo o tempo de projeção. Um bom fim é aquele que você nem imaginava que poderia acontecer. Por conta dos dois terços iniciais de A Entidade o filme vale ser visto, pois é formidável. A conclusão não é ruim, mas é menor do que o filme merecia.



A Entidade (Sinister - 2012)
Direção: Scott Derrickson
http://www.imdb.com/title/tt1922777/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.