Header Ads

Looper - Assassinos do Futuro

Infelizmente, as viagens no tempo ainda não estão disponíveis na vida real, mas a arte cinematográfica já se encarregou de contextualizar hipóteses dessa interessante teoria. Muito filmes sobre viagens no tempo foram realizados, mas grande parte dos roteiros acabam se perdendo em complicar demais o entendimento do espectador, com enredos exageradamente complexos e não constroem histórias cativantes. Looper - Assassinos do Futuro é uma daquelas raras obras de ficção científica que entrega ao espectador algo novo, saboroso e que, fatalmente, será lembrado quando o assunto for - filmes de viagem no tempo.

Acredito que quanto menos você leitor souber sobre o enredo, melhor será para essa viagem cinematográfica. Mesmo o trailer aí embaixo, não veja. Vá direto ver o longa. Vale uma dica: Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis são a mesma pessoa, Joe. Contudo, cada um vê sua vida de modo diferente, afinal, há 30 anos que o separam. O mais complexo é que há algo no futuro que deseja matá-los.

O diretor Rian Johnson, que também assina o roteiro, impõem uma boa dinâmica na narrativa e, mesmo diante de um enredo denso, ele consegue entregar as peças de maneira ordenada para que o espectador possa ir montando. A cada peça, a cada reviravolta, o espectador vai ficando mais admirado com o longa e curioso desejando saber como será a conclusão daquilo tudo. Perceba que há um pouco de O Exterminador do Futuro na trama, um tanto as avessas, afinal, alguém do futuro, para tentar garantir sua existência começa matar todos que, possivelmente, podem ser-lhe uma ameaça.

O filme conta com um poderoso elenco, com Gordon-Levitt, Willis, Emily Blunt e Jeff Daniels, que se encarregam de contribuir com boas atuações, deixando a história ainda mais vibrante. O diretor, até muito generoso, constrói algumas boas sequências de ação, sobretudo com Willis, para ao menos agradar aqueles espectador desavisado que ainda acha que Bruce Willis é sinônimo de filmes de ação.  A presença do ator gera a inevitável comparação de Looper com o esplêndido 12 Macacos, cuja trama também envolve viagens no tempo.

Looper - Assassinos do Futuro ainda nos convida a uma reflexão interessante, sobre como as histórias se repetem e acabam se perpetuando. De maneira bem simples o filme nos questiona - o amanhã só será ruim se plantarmos ele hoje? Ou você acha que uma pessoa já nasce destinada a ser mau?  



Looper - Assassinos do Futuro (Looper - 2012)
Direção: Rian Johnson
http://www.imdb.com/title/tt1276104/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.