Header Ads

Os Infratores

No dia  16 de janeiro de 1920, nos Estado Unidos, foi promulgada a Lei Seca,  uma denominação popular dada à proibição oficial de fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas. Como muita gente sabe, a lei era amplamente burlada, o que fomentou a criminalidade e ajudou a erguer mafiosos como Al Capone. Contudo, esses gangsters eram meros distribuidores, afinal, as bebidas eram produzidas por caipiras no interior do país e seus alambiques ilegais. Os Infratores foca em mostrar esse outro lado da Lei Seca. Menos glamourosa que a vida dos mafiosos, mas igualmente sanguinária.

O diretor John Hillcoat, do fenomenal A Estrada e o bom A Proposta,  realiza novamente outro bom filme, que facilmente pode ser colocado ao lado na pratilheria com Os Intocáveis e Scarface. Destaque para o vilão almodafinhas interpretado Guy Pearce, que não sei por que ainda não foi indicado ou premiado pelas suas recente atuações. Outro destaque é Tom Hardy, que demonstra o controle total da personagem e não só amedronta seus adversários, mas também o espectador. Esse sujeito tem uma cara que será um espécie de novo Al Pacino ou De Niro.

O longa é baseado na história dos irmãos Bondurant, cujo livro escrito pelo neto serviu para adaptação do roteiro, assinado por Nick Cave. Era um tempo em que homens eram temidos por suas condutas e muitas vezes tornavam-se lendas. Com a crash de 1929, muita gente afogou as mágoas bebendo dos produtos dos irmãos Bondurant. Mas mesmo lá naquele tempo, alguns membros do governo queriam levar algum por fora. Convenhamos, não mudou. A questão é que os Bondurant não aceitaram isso, e aí, o caldo engrossou.

Os Infratores é um longa bem realizado e nos possibilita uma visão nova sobre um dos gêneros mais cobiçados no cinema, os gangsters. O diretor John Hillcoat parece subir degrau a degrau, e em breve vai nos presentear com uma obra prima. Aos admiradores do gênero e interessados pelo assunto Lei Seca, Os Infratores é um filme é obrigatório.



Os Infratores (Lawless - 2012)
Direção: John Hillcoat
http://www.imdb.com/title/tt1212450/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.