Header Ads

Oblivion

E não é que depois de diversas tentativas Tom Cruise conseguiu, enfim, participar de uma boa obra de ficção científica. Oblivion é um longa pós-apocalíptico na medida certa, que consegue equilibrar ação e ficção de maneira a não perder seus distintos espectadores, fãs de ação e sci-fi. Os efeitos gráficos se destacam, como já é de praxe. Mas aqui percebe-se um bom gosto nas escolhas visuais, ora high-tech, sobretudo nas máquinas, e também orgânico, com as paisagens desérticas. Em um momento do cinema em que é cada vez mais difícil escrever um boa história de ficção científica de poucos mais de 120 minutos, Oblivion merece palmas pelo acertado roteiro.

Claro que tem escorregões, sobretudo em não explorar quem são, realmente, os invasores. Mas entendo que o alien não precisa ter uma face ou uma identidade, contudo, alguns espectadores apreciam saber contra quem o mocinho está lutando. O ponto falho do filme é a escassez de reflexão, afinal, a ficção científica fala do futuro, mas analisando sempre o presente. Oblivion acerta em cheio ao usar a destruição da Lua como ponto essencial para uma série de destruições na Terra. Uma pena que o roteiro não consiga, um segundinho se quer, refletir a importância do nosso satélite. Ainda assim, vale a pena conferir Tom Cruise em sua jornada para se tornar um ícone dos filmes sci-fi. Ué quem sabe ele se torna um Jedi na próxima trilogia Star Wars. Melhor não, né?



Oblivion (2008)
Direção: Joseph Kosinski
http://www.imdb.com/title/tt1483013/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

2 comentários:

  1. Talvez blogueirinho preconceituoso.
    Filmes diferem de filmes de acordo com direção, produção e roteiro.
    Obviamente que um ator competente e cativante é importante, mas poucos sustentam um filme sozinho nas costas.
    Um Tom Cruise Jedi, na franquia Star Wars, em mãos competentes de direção, roteiro e produção... por que não?

    by Beluga Warrior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alfinetada em Tom Cruise tem a função de chamar a atenção dos cinéfilos sobre o interesse e força de vontade do ator em achar um bom projeto de Ficção Científica. Ele é fascinado pelo tema e ainda não conseguiu um projeto arrebatador, algo na qual ele será lembrado por muito anos. Tom Cruise parece desejar achar algo tipo Blade Runner, mas não acerta. Oblivion é o melhor projeto de Sci-fi que ele participou. Não foi preconceito, apenas ironia.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.