Header Ads

O Homem de Aço

O novo retorno de Superman às telonas foi um passo firme e correto, mas não com a exuberância que o mítico personagem de HQ merece. O Homem de Aço tem muito da coerência e simplicidade de Batman Begins, sobretudo nos ótimos flashbacks do jovem Clark e a família Kent, e o impacto da criação dos pais terrenos no caráter do futuro herói. Contudo, o filme peca no local em que raramente se erra em Hollywood, na dinâmica das cenas de ação e nos efeitos especiais.

A produção acerta em cheio ao escalar Henry Cavill como a nova face de Superman, pois o ator tem uma boa presença de cena e uma aparência menos parecida com a de  Christopher Reeve, na qual o oscilante Superman: O Retorno se esforçou em demasia pela semelhança em detrimento do roteiro. O elenco de base funciona muito bem, mas a grata surpresa é a eficiente performance de Kevin Costner, como o pai de Clark.

O longa é um reboot bem feito, que mostra como o herói veio parar no planeta e como seu dom e suas aptidões físicas, nem sempre foi considerado por ele algo poderoso, mas sim um fardo. No que tange o drama, o filme é muito corajoso e eficiente. Mas um filme de super-herói tem que mostrar é o mocinho estapeando o bandido. Sempre foi assim e sempre será assim. As cenas em que O Homem de Aço está em ação, mais parece um videogame com nível de aceleração acima do normal. A movimentação das personagens soa excessivamente artificial, parecendo muito com o mesmo erro cometido em Matrix Reloaded. Não é o Keanu Reeves ou Henry Cavill, mas um boneco digital com as feições dos atores. A computação gráfica é utilizada para enganar o espectador, transformar o irreal em real, inserir magia na tela. Quando o espectador percebe o truque, a mágica não tem graça. Ponto para a Marvel que soube mentir e me enganar melhor.

O Homem de Aço é um bom recomeço da franquia e a presença de Henry Cavill, Kevin Costner, Russell Crowe e Amy Adams soam promissoras expectativas. Fica a dúvida se o cara certo para esse projeto é mesmo Zack Snyder, que excetuando Watchmen, seus trabalhos são muito medianos para algo tão grande como Superman. Veremos, pois ele já está escalado para a continuação intitulada Batman vs. Superman. Tomara que Snyder tenha o mesmo efeito do Sol amarelo para Superman, e não a Kryptonita.

Ps.: Gostei do traje sem a cueca vermelha.



O Homem de Aço (Man of Steel - 2013)
Direção: Zack Snyder
http://www.imdb.com/title/tt0770828/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.