Header Ads

Os Suspeitos

Depois de ficar notoriamente conhecido com Incêndios, o diretor canadense Denis Villeneuve chegou à Hollywood chutando a porta e concebeu um excelente filme de suspense. Em Os Suspeitos, Villeneuve brinca com a mente e as expectativas dos espectadores por dolorosas e angustiantes mais de duas horas e meia e, ao fim, deixa-nos decidir que caminho tomar nessa maravilhosa trama disfarçada de labirinto.

Com é de praxe aqui no blog, não gosto muito de detalhar e entregar a história. Ressalto a atuação eficiente de Jake Gyllenhaal, que esteve também envolvido no extraordinário e mal compreendido Zodiaco. Mas quem deita e rola é Hugh Jackman, que a cada nova produção se mostra um ator sensacional e muito maior do que o rótulo "esse é o Wolverine".

Em certos momentos a busca passional e desenfreada de Keller Dover (Hugh Jackman) e o Detective Loki (Jake Gyllenhaal) por um suspeito, alguém para levar a culpa, lembrou-me o ótimo Memórias de um Assassino. Soava óbvio demais que os possíveis envolvidos no sequestro tinham alguma relação com o crime, mas eles eram apenas peças de uma estrutura maior. A pergunta que martela o espectador: mas que estrutura é essa? Gradativamente, o ótimo do roteiro de Aaron Guzikowski (merece indicação ao Oscar), vai dando as coordenadas e seguimos, seguimos, seguimos juntos com as personagens, mas nada das garotas. A fúria de Keller e do detetive, que não conseguem achar a saída, também toma conta do espectador. Peguei-me muitas vezes apertando os lábios, pensativo, tentando antecipar algo e enxergar o que as personagens ainda não tinham visto. Consegui e entendi com antecedência a função dos suspeitos na trama, mas nesse instante veio o meu assombro: não pode ser, eu sei onde estão as crianças. No mesmo momento Keller sai correndo com a mesma epifania em busca de sua filha. Simplesmente, sensacional.

Não bastasse essa deliciosa e sufocante jornada, Os Supeitos ainda proporciona mais angústia, deixando a solução final à escolha do espectador. É possível escutar o apito, ainda que baixo. A questão é: Se for encontrado, ele não poderá mais viver com a família. E se não for encontrado, ele morrerá. Ambas as soluções são trágicas e qual delas você escolhe? Deixe-me ajudar você cinéfilo, que viu o filme, nesse dilema. Diante das barbaridades e atos inconsequentes dos protagonistas, ambos não deveriam ser punidos? Um morreria sem saber que aquilo que ele procura foi ou não encontrado. O outro só encontraria esse primeiro sujeito, morto. Triste não é, mas não injusto.

O único problema de Os Suspeitos é a tradução do título em português, pois certamente irá gerar confusão com outro emblemático filme de suspense sobre o Sr. Keyser Söze, em Os Suspeitos, de 1995. Problema fácil de resolver. Assista os dois, pois são obras primas do gênero de suspense.



Os Suspeitos (Prisoners - 2013)
Direção: Denis Villeneuve
http://www.imdb.com/title/tt1392214/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Um comentário:

  1. Realmente "Os Suspeitos" foi um dos melhores filmes do 2013. Merecia vários Oscars !!! Uma história arrebatadora, um drama policial como raramente se vê. Grandes atuações especialmente de Paul Dano que consegue apenas com um leve luz em seus olhos mostrar o pavor de ser sequestrado. IMPERDÍVEL !!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.