Header Ads

Fruitvale Station: A Última Parada

Curiosamente no ano em que temos uma das mais contundentes obras cinematográficas sobre a escravidão, em 12 Anos de Escravidão, o estreante diretor Ryan Coogler mostra de maneira muito sensível e eficiente as consequências da segregação racial negra, ainda que dezenas de anos depois. Baseado em uma história real, Oscar Grant é um jovem de 22 anos, que cometeu suas burradas, ficou preso por um tempo e agora tenta se ajustar, afinal, com namorada e uma filha, o melhor a fazer é tentar encontrar um rumo para a vida.

Logo no início do longa, assistimos um vídeo gravado por celular, em que jovens negros são acuados por policiais após uma confusão dentro do metrô na virada do ano novo de 2009. Clique no link acima e veja o que aconteceu com Oscar. Fruitvale Station: A Última Parada é um filme na qual o espectador já sabe como ele termina e por isso cada uma das cenas até chegar a angustiante conclusão são tão sensíveis e tocantes, que não parece um filme de ficção, mas sim um documentário e que ótimo ator Michael B. Jordan é de fato Oscar Grant.

A perspectiva documental empregada pela direção do estreante Ryan Coogler dá ao longa uma força e eloquência muito interessante. Muitos diretores tentam buscar esse caráter documental para narrativa, mas utilizando recursos técnicos, quase sempre na fotografia. Querem parecer documental. Em Fruitvale Station: A Última Parada, Coogler se preocupa na forma de olhar para aquela história. Ele está dizendo para o espectador: isso aqui é uma peça de ficção, mas essa história aconteceu de verdade. Só essa maneira de olhar para triste história desse garoto já merece que fiquemos de olho nesse diretor, Ryan Coogler.

A atuação de Michael B. Jordan é formidável. Com sutilezas bem dosadas na construção da personagem, sobretudo no ar marrento e típico da juventude em contraponto a desolação e arrependimento de não conseguir proporcionar algo melhor para sua filha. Essa dualidade fica muito explicita e é justamente sobre ela que tem início a confusão no metrô que vai resultar no final trágico. Contudo, quem merece muitas palmas é Octavia Spencer, que interpreta a mãe de Oscar. É uma personagem simples e forte, que cobra mudanças no filho, mas se condoí pois foi ela que sugeriu ao ele fosse de metrô para as festividades de ano novo. É uma atuação admirável.

Fruitvale Station: A Última Parada é um triste retrato sobre a exclusão social e racial que ainda permeia nosso planetinha. Em 2009, na Califórnia a vítima se chamava Oscar Grant, em 2005, em Londres foi o brasileiro Jean Charles. A pergunta que paira é: eles foram executados baseado em que suspeitas? Por uma baderna no metrô ou por usar uma mochila em um vagão suspeito de ataque terrorista? São perguntas demais e nenhuma resposta. Infelizmente, Fruitvale Station: A Última Parada é um filme necessário, mas que não lhe trará apenas mais indignação. Como bem disse Oscar Wilde, "O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação." Veja-o e se descontente também.



Fruitvale Station: A Última Parada (Fruitvale Station - 2013)
Direção: Ryan Coogler
http://www.imdb.com/title/tt2334649/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com -

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.