Header Ads

Blue Jasmine

Blue Jasmine é um filme regular que pode até soar agradável graças a sempre exuberante performance de Cate Blanchett. O diretor Woody Allen goza de um prestígio ímpar na indústria cinematográfica mundial e com isso criou uma espécie de grife com sua assinatura. Muitos espectadores vão assistir seus filmes sem saber qual é a sinopse, sem ter visto o trailer. Se é Woody Allen, deve ser bom. Infelizmente, não na maioria dos casos. Não é?

Melhor que o longa anterior Para Roma, com Amor e inferior ao interessante Meia-Noite em Paris, Blue Jasmine é um relato superficial das neuroses de uma dessas socialites casada com um homem riquíssimo, que vê o conto de fadas evaporar após o marido traí-la e também ser preso por fraude. A princesa virou plebeia e agora precisa aprender a lidar com o mundo, mas com o apoio, ainda bem, de ansiolíticos. A idéia de ironizar a aristocracia é válida, mas Allen não consegue, ou não quis, dar um toque mais corrosivo ao tema, como nos saudosos tempos de Desconstruindo Harry. Apesar das boas atuação de Cate Blanchett e Sally Hawkins, o embate final das irmãs não surte um grande efeito. O mesmo acontece quando Jasmine reencontra o filho. O filme não emerge, não há aquele soco no estômago, afinal, não é muito educado ou chique criar desconforto no espectador, já diria Jasmine. Tudo soa tão mentirosa e superficial como a protagonista. É claro que isso é uma ironia proposital de Woody, mas soou para mim algo pouco saboroso. Confesso que, se fosse me dada outra oportunidade de ver Blue Jasmine, numa dessas reprises que sempre acontecem na TV a cabo, eu trocaria de canal. Essa é a forma mais contundente de avaliar o impacto de um filme em você.

A grife Woody Allen ai continuar e torço para que ele faça tantos filmes quanto a idade dele o permitir. Contudo, a cada nova obra percebo ficar mais distante do que esse grande diretor enxerga como cinema. Prefiro seguir Martin Scorsese, desculpe Woody. Blue Jasmine vale mais pelo empenho de Blanchett, que apesar da boa atuação, nem está entre as melhores, vide ElizabethO Talentoso Ripley e O Aviador, e ótima trilha sonora.



Blue Jasmine (2013)
Direção: Woody Allen
http://www.imdb.com/title/tt2334873/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Um comentário:

  1. Woody Allen ou você ama ou odeia, estou no meio termo, ele tem filmes muito bons e outros nem tanto, ainda não assisti "Blue Jasmine" mais vou conferir...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.