Header Ads

A Caça

Na sugestiva música da banda acriana Los Porongas, Tudo ao Contrário, um dos versos diz: "Faz da denúncia a confissão..." Essa frase sintetiza bem o estupendo filme A Caça, do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg (Querida Wendy e Festa de Família). Lucas (Mads Mikkelsen) é um brincalhão e bom professor de uma escola infantil que tem a vida totalmente desestruturada após uma denúncia de abuso sexual a uma das crianças. Ninguém quer saber se ele é ou não culpado. O julgamento social é rápido e eloquente. Em poucos dias a vida de Lucas é devastada e o espectador fica estupefato com a forma que as pessoas lidam com o caso.

Mads Mikkelsen está sensacional no papel e transmite com força a angústia e tristeza de Lucas diante de toda a injustiça. A cena da igreja é fantástica. Outra que rouba a cena é a diabinha ciumenta Klara (Annika Wedderkopp). A personagem é muito complexa e difícil, e a menina se sai muito bem. Basta verificar o ódio que sentimos dela ao longo do filme. Como odiar uma garotinha tão linda? Simples, talento. Eita atrizinha talentosa.

É impossível ver A Caça e não se lembrar do triste e injusto caso da Escola Base, em São Paulo, no ano de 1994, quando seus proprietários e uma professora foram injustamente acusados de abuso sexual contra crianças. No filme a comunidade condena sem juiz ou júri a denúncia sobre Lucas. Já a Escola Base foi dilacerada pela mídia, que ávida por estampar manchetes sobre o caso, "fez da denúncia a confissão".

O filme já é sensacional em discutir essa nossa ânsia em culpar alguém, condenar sem antes escutar o que o outro tem a dizer sobre o fato. Contudo, a conclusão da trama usando o ato de caçar eleva a história para estratosfera. É de uma sofisticação poética a cena da caçada final, que fiquei tão boquiaberto, que falta-me palavras para adjetivar. Vivemos em comunidade, estabelecemos relações, seguimos regras e somos aceitos em um determinado grupo. Basta uma dúvida sobre o que somos ou o que fazemos, que deixamos de fazer parte do bando e nos tornamos uma presa potencial. O tiro da cena final diz isso. É importante estar sempre atento, pois o próximo tiro pode acertar você.



A Caça (The Hunt - 2013)
Direção: Thomas Vinterberg
http://www.imdb.com/title/tt2106476/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.