Header Ads

Marcados para Morrer

Tão poucas vezes vi um filme retratar com tanta consistência e sensibilidade a relação entre parceiros policiais. Já no início de Marcados para Morrer, como o próprio título insinua, o espectador já sente que algo não vai acabar bem com essa dupla. O que deixa o filme ainda mais doloroso é que o roteiro constrói ótimas cenas sobre a cumplicidade e amizade dos dois, e o espectador percebe, sente e se envolve emocionalmente. Você não está na poltrona do cinema ou no sofá de casa vendo a história, mas no banco de trás da viatura. E dói muito ao longo do filme ter certeza que essa história não terá um final feliz.

Ainda que o roteiro seja muito bom, a força da narrativa deve muito ao talento da dupla de protagonistas Jake Gyllenhaal e Michael Peña. A cena final do longa é deliciosamente tocante e engraçada, ainda que inserida em um contexto triste. Marcados para Morrer é uma espécie de ode ao típico policial americano. Ao contrário da deturpada visão brasileira sobre o poder da polícia, herança de uma lembrança da ditadura que insiste em não ter fim, o filme mostra policiais fazendo o trabalho deles e sendo exterminados por um sistema em que os bandidos são, infelizmente, mais fortes. Qual a diferença do tráfico em um morro carioca e a guerra de gangues em Los Angeles entre negros e latinos? Eu não vejo nenhuma, afinal, em ambos os casos, os bandidos estão de AK-47 e os policiais com uma simples pistola. O resultado dessa equação é óbvio, vai morrer mais policiais do que bandidos.

Marcados para Morrer é um longa sensível e marcante que merece ser conferido. Ele tem apenas uma falha, a infeliz decisão estética do diretor David Ayer em querer usar uma perspectiva de câmeras amadoras (found footage) e depois abandonar por completo o conceito, afinal, seria impossível contar a história só com gravações realizadas pelos próprios personagens. As gravações amadoras de Bryan (Gyllenhaal) são fundamentais para conhecer a profundidade da relação dos parceiros, mas o recurso acaba se perdendo no ato final do longa. É um leve tropeço que não terá importância alguma depois que o espectador estiver inserido por completo dentro da trama.



Marcados para Morrer (End of Watch - 2012)
Direção: David Ayer
http://www.imdb.com/title/tt1855199/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.