Header Ads

Cine Holliúdy

Cine Holliúdy é um daqueles filmes que pouca gente vê, mas que daqui alguns anos, certamente, se tornará um filme cult. É mesmo, "bicho véi", um filme cult cearense, "oxi". Engraçado e poético, o diretor Halder Gomes (As Mães de Chico Xavier) consegue mesclar a paixão das pessoas pelo cinema e as dificuldades de exibição no Brasil, sobretudo nas cidades do interior, em que a cada dia há menos  salas de cinema. Não estranhe se esse delicioso longa lhe lembrar Cinema Paradiso, o que é uma comparação pra lá de "arretada".

O longa tem origem do curta Cine Holiúdy - O Astista Contra o Cabra do Mal (Veja o curta), também dirigido por Halder. Ali já estava a base do roteiro do filme, mas que no longa ganhou uma amplitude mais poética ao mostrar a chegada da TV e o eminente fim das salas de cinema. O filme tem suas ressalvas técnicas, em virtude do baixo investimento, mais compensa muito em sua beleza conceitual. Parece coincidência que o protagonista Francisgleydisson (com o estupendo Edmilson Filho) amante das artes marciais e dos filmes de Bruce Lee, lute tanto para manter viva a paixão das pessoas pelo cinema. Até quando o projetor estraga, o roteiro brilha ao mostrar que o público anseia mesmo é por entretenimento, algo que vai além do cinema, mas sim da arte realizada por artistas como Francisgleydisson, na qual a sétima arte busca registrar. Diante de tantas gargalhadas, não se assuste se um cinéfilo chorar diante de tão bela homenagem feita ao por Cine Holliúdy.

O ponto alto do filme é o fato dele ser legendado em português, afinal, o longa é falado em cearês. É hilário. Ou seja, para o espectador que não é natural do lindo estado do Ceará, dificilmente vai entender o que é uma mulher "ispilicute". Esse regionalismo dá um tempero todo especial ao filme, que fará o cinéfilo mais tarimbado lembrar de Bye Bye Brasil

Cine Holliúdy é um filme fundamental da nova geração do cinema Nacional (pós Carlota Joaquina) e que merece ser apreciado. Pouca gente viu no cinema, 479 mil espectadores, se comparado às comédias da GloboFilmes como Até que as Sorte nos Separe 2, com mais de 3 milhões de espectadores. Então, corra atrás e veja o filme antes que ele vire uma obra cult. Se até o personagem cego interpretado por Falcão quis ver o filme, vixi, vá ver seu "abestado".



Cine Holliúdy (2012)
Direção: Halder Gomes
http://www.imdb.com/title/tt2342810/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.