Header Ads

Sexta-Feira da Paixão

Toda vez que resenho um curta-metragem, lembro-me de Anton Ego, o crítico gastronômico de Ratatouille, que em sua antológica resenha final diz que: "... a dura realidade que, nós críticos, devemos encarar, é que no quadro geral, a mais simples porcaria, talvez seja mais significativa do que a nossa crítica." Assista essa estupenda cena. Avaliar como bom ou ruim o trabalho de uma equipe de pessoas, apaixonadas por cinema, além de reducionista, soa babaca. Só evolui, quem erra. É nos curtas que se exercita o cinema. Diante disso procuro discutir a maneira como as ideias são construídas e se isso traz resultado para o alvo do filme, o público.

Sexta-feira da Paixão, filme do estreante diretor Ivo Costa é assustadoramente encantador. Já enche-me de satisfação ver um curta nacional de terror e, para minha ainda maior felicidade, que não cai no terreno fácil, e quase sempre clichê, dos filmes trash embebidos de sangue de groselha. O mineiro Ivo foi buscar nos "causos" do povo do interior, inspiração para Zé, um jovem conquistador, que na noite de Sexta-feira da Paixão é assombrado pelo passado.

Temos então um filme de horror em um contexto mineiro, em uma data representativa para nossa cultura, e que ainda é cercada de misticismo. Essa escolha regionalista é muito feliz, e deixa o espectador confortável com a trama. Anseio em ver mais filmes de horror que explorem os nosso medos daqui. Um país com lendas estranhas como boitatá, mula sem cabeça e curupira, tem muitas outras histórias que podem nos assustar. Ou alguém tem coragem de andar a noite nas proximidades do Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, e pedir informações para uma garota loira?

Ao contrário da maioria dos diretores estreantes, sobretudo em curta-metragens, Ivo Costa sabe muito bem como utilizar as diversas possibilidades da gramática do cinema e também é hábil ao dosar o horror. Contando com bons atores, o que é difícil em curtas, há ótimas cenas mostrando a relação de Zé com a família, em especial com a irmã. As cenas constroem com firmeza a relação entre os irmãos, algo que será relevante para o futuro da trama. Note o take detalhando o encontro das mãos deles. Percebe-se um bom gosto nos planos e enquadramentos, pequenas sutilezas que deixam o filme palatável, saboroso, mesmo para um curta de horror. Mas é quando a luz apaga e o medo surge, que Ivo mostra do que é capaz. Com uma câmera e um lampião ele produz sustos e arrepios que alguns notórios filmes ditos de horror de Hollywood nem cócegas faz. Um plano sequência simples, bem executado e com três assustadoras donzelas. Uma nota especial para a trilha no ponto correto, dando ao filme o clima que ele solicita.

Claro que há problemas. A primeira aparição do trio de donzelas soa menos assustador do que deveria. É uma regra básica: o primeiro susto tem que ser avassalador. Ainda bem que isso não impediu que na segunda aparição Ivo conseguisse tal resultado, fazendo minha esposa pular na cadeira. Outro problema, já no roteiro, é o fato de não encaixar muito bem a fatalidade que aconteceu com a namorada de Zé e aparição das três donzelas. Seria a namorada uma delas? Ou as três eram ex-namoradas dele? É algo que não ficou muito claro. Nem sempre é necessário ser tão explicativo, mas tal clareza poderia trazer mais impacto à conclusão. Não foi uma grande surpresa o envolvimento da irmã na cena final, mas que com algumas costuras mais detalhadas, proporcionaria um espanto ainda maior ao público.

Entre gratas escolhas e poucos deslizes Sexta-feira da Paixão é um passo firme e coerente de um diretor que opta por um caminho difícil e um tanto desprezado no Brasil, o cinema de horror. A cada dez curta-metragens que vejo, de todos os gêneros, em oito eu torço para que o diretor desista disso e vá viver a vida. Mas Anton Ego tem razão, "a mais simples porcaria, talvez seja mais significativa do que a nossa crítica". Felizmente, Sexta-feira da Paixão pertence aos outros 20%. Parafraseando Anton Ego, ao fim de sua critica gastronômica - anseio ver mais filmes de Ivo Costa em breve, e os aguardo com muita fome.



Sexta-Feira da Paixão (2014)
Direção: Ivo Costa
https://www.facebook.com/pages/Curta-Sexta-Feira-da-Paix%C3%A3o/345437772248700

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.