Header Ads

Como Treinar o Seu Dragão 2

No primeiro longa, Soluço e seu dragão Banguela trouxeram ao cinema de animação uma linda discussão sobre deficiência, que esse cinéfilo que vos escreve se debulhou em lágrimas de agradecimento. Em Como Treinar o Seu Dragão 2 os realizadores voltam a ousar em temas difíceis de conversar com a mulecada, como morte, culpa e perdão. A continuação pode até soar inferior ao antecessor, mas para mim ele dá passos a frente, ao transformar o menino Soluço do primeiro filme e um jovem homem ao fim do segundo. Ou seja, a mulecada que tinha 8 anos em 2010, quando do primeiro, agora já tem 12. Se eles crescem, a história também tem que crescer.

Um dos primeiro ponto positivos do longa é deixar completamente de lado a deficiência dos companheiros Soluço e Banguela. Eles não são diferentes por conta disso e agem normalmente como qualquer um. Opa, ponto para o filme ao mostrar isso para mulecada. A mensagem ambiental de preservação dos dragões é ecologicamente engajada e atual e o esconderijo dos dragões me remeteu a Avatar. Temos então o ponto de virada crucial da trama (não vou revelar, óbvio) que faz Soluço questionar sua ideologia, avaliar o mundo em que vive e a escolhas que precisa fazer. Temos o menino diante do dilema chamado responsabilidade. Junte ainda a esse caldeirão de emoções a angústia de perdoar um amigo, que fez uma bobagem, mas que não teve culpa. Perceba quanta coisa bacana e essa linda animação de 102 minutos se propõe a conversar com você pai, mãe, tia, padrinho e com a mulecada que você leva ao cinema. É um terreno muito perigoso e qualquer deslize culmina em um resultado desastroso, tendo em vista o gigantesco investimento financeiro dessas produções que visam obter lucro. Claro que seria mais fácil realizar uma animação segura, sem se arriscar. Mas algumas animações dão apenas lucro, outras, Como Treinar o Seu Dragão 2, além de lucro, se preocupam em serem eternamente lembradas.

Não é fácil perdoar. Ainda mais se um fiel amigo destrói algo que você ama. Ele não teve culpa, foi um acidente. Algumas pessoas não perdoam o povo alemão pelas bobagens que os nazistas fizeram e mancharam a dignidade da Alemanha. Não estou aqui pedindo perdão pelos seguidores de Hitler e sua entourage, mas pelo povo alemão que embarcou, ou foi embarcado, nessa canoa furada.  Espantoso é ver que uma animação, supostamente infantil, me fez refletir sobre um tema tão delicado ao dizer que pessoas boas, as vezes, cometem erros e agem de forma errada. Essa é a natureza humana, de erros que levam a acertos. Gratificante é ver Como Treinar o Seu Dragão 2 debatendo isso com as crianças. Coisas ruins e tristes vão acontecer, faz parte da vida. O importante é como vamos enfrentá-las e seguir em frente.



Como Treinar o Seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2 - 2014)
Direção: Dean DeBlois
http://www.imdb.com/title/tt1646971/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.