Header Ads

A Teoria de Tudo

Stephen Hawking foi diagnosticado com  esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos de idade, quando esse estupendo físico e cosmólogo começava a construir a sua carreira. Para quem tinha apenas mais dois anos de vida, Hawking construiu muito mais que uma teoria sobre o tempo e o espaço, deixou também um tratado sobre o ser humano e a sua força para chegar onde deseja. A Teoria de Tudo é um longa obrigatório para todos que querem entender o buraco negro e desconhecido onde se esconde a melhor e mais espetacular parte do ser humano, sua alma. Se você é cético, agnóstico, ateu ou não acredita no mistério que paira pelo universo, lhe desafio a desvendar Stephen Hawking.

Dirigido por James Marsh (O Equilibrista) o filme é um passeio singelo pela vida do renomado físico, mas que se torna muito mais impressionante com a relação amorosa e de parceria com a esposa, Jane (Felicity Jones). Ver a dedicação da esposa diante de uma doença complexa e, muitas vezes deprimente, o espectador fica na dúvida de quem é realmente mais forte, ele ou ela? A relação de ambos é inspiradora, mesmo nos momentos em que o casal começa a desmoronar, mas a parceria permanece sólida. É bom ficar de olho em Felicity Jones, uma jovem e talentosa atriz.

Claro que o dono do filme é Eddie Redmayne, que interpreta Hawking de modo sobrenatural. Ainda pouco conhecido, apesar do bom desempenho em Os Miseráveis, dificilmente ele não irá levar todos os prêmios da temporada. É uma interpretação única, daquelas raras que se vê a cada dez anos. A última nesse nível foi de Jamie Foxx, em Ray, e Sean Penn, em Uma Lição de Amor.

A Teoria de Tudo parece um daqueles filmes "exemplo de vida" para que você reflita sobre a sua e tenha um pouco de vergonha na cara, levante, sacuda a poeira e siga andando. Ele é muito mais que isso. Quando a relação do casal começa a se esvair, Hawking deixa de ser aquele ícone "estelar" e mostra o ser humano por trás de um dos cérebros mais privilegiados que esse planeta já conheceu. A cena final é estupenda, mostrando aos espetadores que as grandes descobertas da existência estão aí, na sua frente, e você insiste em não enxergar. Portanto, A Teoria de Tudo é uma breve história sobre nós mesmos.  



A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)
Direção:  James Marsh
http://www.imdb.com/title/tt2980516/


Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.