Header Ads

Para Sempre Alice

Para Sempre Alice poderia ser apenas mais um filme em que Julianne Moore compartilha conosco o seu espantoso talento, se não fosse a importância do tema debatido pelo filme: a doença de Alzheimer. Embora outros bons filmes (veja lista) discutam a doença até com mais profundidade, cito Longe Dela e A Separação, esse longa tem um quê sensível que balança o espectador a tentar compreender melhor esse mal silencioso que destrói uma das particularidades mais lindas do ser humano, o poder das lembranças. O pior do males é o esquecimento, pois ele nos impede de acessar um sentimento tão lindo, que só no português há uma palavra para defini-lo, a saudade.

Dirigido pela dupla Richard Glatzer e Wash Westmoreland cuja carreira não tem obras muito conhecidas, o filme é uma adaptação do romance homônimo de Lisa Genova, que curiosamente é de uma neurocientista, mas não é auto-biográfico. É óbvio que o filme soe doloroso ao acompanhar a degradação mental da inteligentíssima Dr. Alice Howland (Julianne Moore), que com a evolução da doença, aos poucos, não sabe mais nem onde fica o banheiro de sua casa. Mas a atuação de Moore dilacera o espectador quando assistimos o resultado do intento suicida da doutora. O que pode ser pior que a morte?  Talvez não saber como morrer. É uma cena fabulosa.

Para Sempre Alice não é o filme definitivo e essencial sobre a doença de Alzheimer, mas é uma obra tocante e que traz o tema de maneira forte e coesa para ser discutido entre os espectadores. Fiquei imaginando a dedicação e o tamanho do trabalho de parentes e cuidadores com as pessoas que sofrem com a doença. O longa me fez lembrar O Óleo de Lorenzo, daqueles filmes áridos, mas necessários, que devem ser vistos. Espero que mais pessoas assistam Para Sempre Alice e que o Alzheimer não seja um assunto restrito ao circuito médico ou às famílias tocadas pelo mal do esquecimento.



Para Sempre Alice (Still Alice - 2014)
Direção:  Richard Glatzer, Wash Westmoreland
http://www.imdb.com/title/tt3316960/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.