Header Ads

O Mensageiro

Eu duvido que você saiba quem é Gary Webb? Ele é um jornalista americano que deveria ser muito conhecido por conta de uma escandalosa reportagem na década de 1990. Nem jornalistas e estudantes de jornalismo devem saber quem é Gary Webb. Se o que ele publicou é tão fascinante assim, como é que ninguém o conhece? Nem mesmo eu?Talvez por que não queriam que nem eu e você leitor soubéssemos que a explosiva matéria escrita por Webb, sobre a aliança sombria entre a CIA, as ditaduras na América Latina e o tráfego de drogas, era de fato verdadeira.

O Mensageiro é um filme imprescindível para jornalistas, estudantes de comunicação e pessoas interessadas nesse contexto político em que os Estados Unidos, por meios de suas agências de inteligência, mexia uns "pauzinhos" para garantir seus interesses nas ditaduras espalhadas pela América Latina. Jeremy Renner (Gary Webb) apresenta uma atuação firme e consistente que traz o espectador para dentro da história e que gradativamente vai se irritando com as consequências de se enfrentar a segurança nacional dos EUA. Webb é um baita jornalista, mas como qualquer pessoa, tem seus defeitos e mazelas. Isso é o bastante para CIA por em dúvida seu caráter e seu trabalho. Lembra que lhe perguntei se você sabia quem era Gary Webb? Se você não sabe, é sinal que a CIA apagou ele do mapa. Digo, literalmente.

O que me enfurece é ver que O Mensageiro, um dos melhores filmes recentes sobre jornalismo e sua importância para sociedade, foi praticamente ignorado no circuito de cinema. Algo tão relevante e importante merece ser avaliado com mais apuro. Talvez a CIA tenha algum dedinho nisso também. Quem sabe? Estamos na era da informação, com tudo disponível, mas as pessoas parecem se interessar apenas pelas mesmas coisas. Temos nossa parte nessa indústria da ilusão. Só me preocupa mesmo é saber se tudo que Edward Snowden diz, também é verdade.



O Mensageiro (Kill the Messenger - 2014)
Direção: Michael Cuesta
http://www.imdb.com/title/tt1216491/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.