Header Ads

[Rec] 3 - Gênesis

Em 2007, [Rec] deu uma sacudida nos filmes do gênero terror ao utilizar de forma inteligente a estética de falso documentário(Found Footage), com um ritmo avassalador e sustos de levar o coração à boca. O longa rendeu uma rasteira adaptação hollywoodiana e uma continuação, [Rec] Possuídos, bem feita e satisfatória, ainda que inferior ao antecessor. Neste terceiro capítulo foi prometido esclarecer a origem da infecção que transformava as pessoas em zumbis enlouquecidos de raiva. A premissa do casamento junto aos bons trailers elevaram a expectativa. Convenhamos, até o cartaz é bom. Pois é, quando a embalagem do presente é muito requintada, pode saber que o conteúdo vai ser de lascar. Batata.

[Rec] 3 - Gênesis começa bem mostrando os preparativos do casamento de Koldo e Clara. Logo nas primeiras cenas um tio veterinário de Koldo aparece mostrando a mão machucada, cujo um cachorro o mordeu estranhamente após tê-lo dado como morto. Fica estabelecido rapidamente a conexão com o primeiro longa da série. É claro, que lá na frente, quando a festa do casório está no seu ápice, algo acontece e o pandemônio toma conta. Tudo bem que fica excessivamente previsível isso tudo, mas ainda assim o filme diverte e assusta. O problema reside na conexão ou falta de conexão [Rec] 3 com os demais longas da série. Um dos maiores problemas está na diferença gritante da velocidade e intensidade da raiva e dos ataques do zumbis infectados dos dois primeiros filmes com essa obra. Chega a ser frustrante. O que sempre deixou a série a frente de outras obras do gênero, era a escolha acertada do conceito de raiva, muito bem explorado em Extermínio, que empunha um ritmo mais urgente as cenas, elevando a angústia dos espectador as alturas. Em [Rec] 3 os zumbis não se mostram realmente assustadores. Outra conceito estranho utilizado foi a paralisia dos zumbis ao escutarem a pregação do padre. Se isso foi só para fazer a piadinha do zumbi surdo, eu vou retirar outra estrela.

O longa é até uma bela estória de amor introduzida dentro de um conto de horror. Se fosse um filme independente, sem qualquer conexão com a série Rec, ele seria degustado sem maiores problemas. Claro, vamos ponderar a noiva com TPM empunhando com excessiva destreza uma serra elétrica e matando um monte de parentes zumbis. Resta aguardar a quarta e última parte da série, [Rec] Apocalypse, que promete esclarecer o que aconteceu com a infecção após os três filmes. Vamos encarar, mas com o pé um pouco mais atrás e uma serra elétrica, claro.



Rec 3 - Genesis (2012)
Direção: Paco Plaza
http://www.imdb.com/title/tt1649444/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.