Header Ads

Frankenweenie

Em 1993, um filme pra lá de esquisito deu uma chacoalhada no cinema de animação, pois trazia algo estranho, novo, um tanto bizarro, mas maravilhoso. O Estranho Mundo de Jack era dirigido pelo estreante Henry Selick (Coraline), mas o que deu ampla visibilidade ao projeto foi a estranhíssima história escrita por Tim Burton, que à época era mais conhecido por ser o diretor de Batman. As animações ditas como "grandes produções" ganharam um lado mais sombrio. A questão é que as bizarrices da cabeça de Burton já vem de longa data, pois em 1984, ele teve uma ideia maluca de um cachorro que é ressuscitado por seu dono, ao estilo Frankeinstein. Essa maluquice tornou-se um curta-metragem à época, que agora é adaptado para uma elegante e assustadora animação. Veja aqui o curta de Frankenweenie 1984.

Frankenweenie é um filme divertido e com o teor apropriado de medo para apreciação da criançada. Claro que o contexto sombrio de algumas piadas e cenas podem não ser bem recebida por alguns pais, [caretas, claro], pois no fundo, toda criança gosta de uma história assustadora. Pergunte aos pequenos, quem é o bicho papão? Burton e sua talentosa equipe de animadores se unem para contar uma bela história da amorosa relação de um cãozinho e seu dono. Fica bem claro que esse filme é mais segmentado às crianças, já que sua animação anterior, A Noiva Cadáver, tinha uma perspectiva um pouco mais adulta. Entretanto, o longa vai agradar os cinéfilos que poderão perceber as referências e os planos quase idênticos ao filme Frankenstein, de 1931, imortalizado por Boris Karloff.

Particularmente, me deliciei com a caracterização bizarra dos amigos de Victor, em especial com a garotinha estranha e seu gato, cujos olhos esbugalhados hipnotizaram-me. Nota para o discurso sobre a importância do conhecimento e a ciência para as crianças feito pelo, igualmente estranho, professor Rzykruski. Contudo, o fato mais marcante de Frankenweenie é a coragem desse projeto em realizar uma animação em preto e branco, em um segmento que explora ao máximo a pluralidade de cores para prender seu público, a molecada. O filme talvez não seja a animação mais bem realizada da temporada ou mesmo da carreira de Tim Burton, mas dá um passo importante mostrando que ainda há tantas boas idéias a serem exploradas, que fico imaginando como será as animações daqui a 20 anos. Espero que continuem engraçadamente assustadoras como Frankenweenie. 



Frankenweenie (2012)
Direção: Tim Burton
http://www.imdb.com/title/tt1142977/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.