Header Ads

Uma Viagem Extraordinária

Nem sempre é fácil achar obras cinematográficas que tragam algum frescor ao olhar do cinéfilo, em meio a esse cinemão blockbuster de super heróis ou quatrocentas milhões de coisas pipocando na tela. É um trabalho de garimpo complexo e que requer um pouco de sistematização e disciplina. Não fiquei surpreendido em achar Uma Viagem Extraordinária, algo realmente maravilhoso e, como o próprio nome diz, extraordinário. É uma constatação óbvia do cinema elegante, inventivo e tocante de Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).

Adaptado do romance homônimo de Reif Larsen, Uma Viagem Extraordinária conta a história de T.S. Spivet, um pequeno gênio de 10 anos que mora em um rancho em Montana, EUA, e precisa ir a capital, Washington D.C., para receber um prêmio por ter inventado uma máquina que sempre foi um dos maiores desafios da ciência. O filme é um road movie divertido, encantador e que a direção de Jeunet faz questão de deixá-lo visualmente como se fosse parte da rica imaginação de T.S. Contudo, o longa não é um desses filmes bonitinhos e com excesso de sacarose. Há um drama palatável na trama envolvendo o garoto e sua família, que apesar de genial em suas análises científicas sobre as coisas do mundo, ele é ainda uma criança de apenas 10 anos. E convenhamos, nem tudo a ciência consegue explicar.

É justamente nesse ponto que Uma Viagem Extraordinária ultrapassa a fronteira do filme bacana e bem feito, passando a ser uma daquelas obras que o espectador vai guardar com carinho no cérebro (para os mais racionais) e no coração (para os mais emotivos). Claro que muitos cinéfilos farão uma associação natural à Amélie Poulain, afinal a estética utilizada é uma espécie de assinatura de Jeunet em suas obras. Convenhamos, essa ótima história do livro de Reif Larsen não poderia ter arrumado casamento mais perfeito que não fosse com encantador cinema feito por Jeunet.

É preciso pontuar da sempre ótima e esquisita Helena Bonham Carter, como a mãe do garoto. Como o papel se encaixa bem a image que temos dessa fabulosa atriz, que já anda merecendo ser melhor lembrada em premiações. Mas quem dá show é estreante Kyle Catlett, como o garoto T.S.. Eu já o conhecia da série The Following e vejo um carreira promissora para esse novo prodígio.

Partir junto com T.S. em Uma Viagem Extraordinária é um privilégio que os espectadores deviam se dar de presente. Conhecer as belezas das paisagens do oeste e meio oeste dos EUA, rir e refletir das sacadas do roteiro e chorar diante de uma história tão bem contada. Dê a você essa oportunidade, viaje com T.S. Não resista. Como ele bem diz numa análise científica/sociológica - "O que é extraordinário com as gotas d'água é que elas sempre seguem o caminho de menor resistência. Para os humanos, é exatamente o contrário."

Garimpar cinema nem sempre é tão fácil. O caminho de menor resistência que sugiro é seguir a carreira dos seus diretores, roteiristas ou artistas favoritos. Jean-Pierre Jeunet merece essa dedicação.



Uma Viagem Extraordinária (The Young and Prodigious T.S. Spivet - 2013)
Direção: Jean-Pierre Jeunet
http://www.imdb.com/title/tt1981107/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.